quinta-feira, 16 de julho de 2009

Os Guardiões dos Sonhos. Teorias e Práticas Políticas dos Anos 60



Podemos ser críticos do «revolucionismo», da utopia, do estrangeirismo, dos rumos seguidos, desde então, do conformismo vingente, daqueles que são hoje sexagenários.

Ser jovem na década de 60, foi viver intensamente um mundo em transformação, foi participar nessa transformação.


Na quinta-feira passada foi lançada a obra Os guardiões dos sonhos. Teorias e Práticas Políticas dos anos 60, da Prof.Doutora Cristina Montalvão Sarmento.

A apresentação no CNC foi exemplarmente escolhida. Participaram no evento os Professores Doutores José Adelino Maltez, JoãoGuerreiro (Magnífico Reitor da Ualg), José Esteves Pereira (DEP/FCSH-UNL), João Luís Lisboa (CHC-FCSH-UNL) e G.Oliveira Martins (CNC) - alguns, como sabemos, membros dessa geração elite.

Sinopse:
Jovens americanos recusam fazer a guerra, emergem comunidades marginais, surge uma nova esquerda, despontam outros ritmos musicais e ensaiam-se experiências psicadélicas. Os checos inventam a Primavera na política e os estudantes contestam. Em Berlim instalam a Universidade crítica e em Londres a anti-Universidade, acontecimentos potenciados pela crise que desestabiliza a democracia francesa. Fenómeno globalizado que conflui numa crítica radical, marca dos anos sessenta e do imaginário colectivo, num contexto cujas influências teóricas e práticas políticas são aqui compreendidas à luz da Ciência Política
Para mais detalhes:

Sem comentários: