domingo, 5 de julho de 2009

Behind the smiles



Obama afirmou que "uma abordagem da Guerra Fria" nas actuais relações entre Washington e Moscovo não funcionará, num período em que os dois países procuram reduzir os seus arsenais nucleares.
O lado russo procura ver mais de que uma declaração de intenções americana quanto aos seus próprios arsenais. Devem portanto, os americanos «abrir mão de instalar novos complexos de mísseis, sistemas de defesa antimísseis ou, por exemplo, reverem suas iniciativas de expandir suas alianças político-militares».
“A parte russa já expressou a sua posição em conversas anteriores e ligará a redução de armas ofensivas estratégicas ao plano norte-americano de um escudo anti-mísseis,” afirmou Peskov (porta voz do governo da Federação Russa) à rádio Eco de Moscovo.
Serão estas as limitações que Obama terá de contornar, evitando imiscuir-se nos julgamentos mediáticos russos.
Gorbatchev, o responsável russo pela assinatura em 1986 do Tratado de Washington, o primeiro acordo de verdadeiro desarmamento nuclear; espera um relançamento dos START, o que provavelmente acontecerá num sentido de acordo de vontades e não de temporalizar.
Serguei Prikhodko, assessor do Kremlin para Assuntos Internacionais, comunicou que os presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e dos EUA, Barack Obama, assinarão na próxima semana em Moscovo um acordo marco sobre desarmamento nuclear. O START – I de 1991 que entretanto já havia ficado ultrapassado, devido ao desmembramento da URSS, expirará 5 de Dezembro de este ano.
A questão das esferas das influência estará, certamente, presente na mente de ambos os lados: a expansão da NATO e as relações da Organização para a Cooperação de Shangai com a Coreia do Norte e o Irão
Medvedev tem a seu favor a necessidade dos EUA verem relançada a sua economia e, para tal precisam da «injecção» russa. Aos russos também interessa que a economia americana recupere, uma vez que, as suas reservas para transacções externas são em dólares.
Obama pretende assegurar a luz verde para a passagem de armas para o Afeganistão, através de território russo, até agora não autorizadas.
São espinhos, nesta relação, a posição americana face à Tchetchénia e à Geórgia; a questão do escudo anti-misseis americano, com o aval da OTAN, em território europeu, e as relações russas com a Coreia do norte e o Irão. Coreia do norte que disparou ontem sete mísseis de curto alcance em direcção ao mar do Japão violação de resoluções da ONU e numa aparente mensagem de desafio aos Estados Unidos no seu Dia da Independência.
Alguns apresentam como desafio criar laços com o verdadeiro interlocutor do poder; outros apontam que a visão Medvedev não será tão diferente da de Putin. Note-se também que as promessas de Obama quanto à política externa têm vindo a ser atenuadas.



Para outras informações:

http://www.telegraph.co.uk/sponsored/russianow/5734507/Reviewing-the-Russian-newspapers-A-Russian-West-reconciliation.html
http://port.pravda.ru/russa/02-07-2009/27377-medvrussia-0
http://news.sky.com/skynews/Home/World-News/US-President-Barack-Obama-Jets-In-To-Moscow-To-Meet-Russian-Elite/Article/200907115327841?lpos=World_News_Article_Related_Content_Region_2&lid=ARTICLE_15327841_US_President_Barack_Obama_Jets_In_To_Moscow_To_Meet_Russian_Elite
http://news.sky.com/skynews/Home/World-News/Barack-Obama-In-Russia-Moscow-Accused-Over-Human-Rights-As-US-President-Prepares-For-Visit/Article/200907115329102?lpos=World_News_Second_Home_Page_Article_Teaser_Region_8&lid=ARTICLE_15329102_Barack_Obama_In_Russia%3A_Moscow_Accused_Over_Human_Rights_As_US_President_Prepares_For_Visit
http://port.pravda.ru/russa/02-07-2009/27376-mskarmaswas-0
http://www.newsru.com/world/05jul2009/mb.html

Sem comentários: