domingo, 5 de julho de 2009

Apenas um desabafo...

... a propósito do artigo de José Bourdain, publicado no jornal Região Sul - online a 30 de Junho de 2009.

Poucas coisas me deixam tão angustiada como alguns utilizarem a «cientificidade» para explicar (camuflando) a «falha fracturante» a corresponderam as nossas campanhas para as europeias.
Lamento que alguns «politólogos» se deixem levar em análises demasiado elaboradas (que servem certos interesses) e não vejam aquilo que um olhar desarmado de complexidades teorico-metológicas são capazes de ver. Entenda-se o mau uso que se fez das eleições europeias: uma campanha e uma discussão pré-eleições desprovida, na maioria das vezes, dos reais debates que interessam ao cidadão que votaria para o PE; a instrumentalização dos resultados para servir os interesses partidários a nível nacional, não estivessem as legislativas e as autárquicas à porta...
E como «cereja em cima do bolo», a falta de informação e formação cívica quanto ao interesse destas eleições ao comum dos mortais.
Porque Sr. Mestre, nem todos somos politólogos ou estudámos sistemas eleitorais, mas em democracia somos cidadãos com direito ao voto e saber usá-lo é poder participar.
A abstenção, fora os imbróglios explicativos em que já andou e sobre os quais não me quero alongar, é também sinónimo de desinteresse, de falta de informação. E não vale a pena citar «n» autores que nos falam da «abstenção» como um «bicho natural» em «habitats» de democracias há muito consolidadas. Aliás, pergunto-me, está a nossa há assim tanto tempo consolidada? E a «democraticidade» europeia ainda, a ser implantada...
Perdoe-me o atrevimento, mas a «abstenção» é também reflexo do desinteresse e da falta de informação. Reitero. Desinteresse em que nenhuma verdadeira democracia vive (não falo em sobreviver, mas em viver!) e sobre o qual, não podemos construir uma Europa que seja mais do que uma «euro-burocracia».

1 comentário:

Anónimo disse...

Afinal Isobel; o blog não está moribundo, antes, está bem vivo!
Muitos temas novos e interessantes... Parabéns!
Parabéns também para o "sebastião" por ter encontrado em vós uma promissora aposta.
Continuem!