segunda-feira, 14 de setembro de 2009

"Noite dos Cientistas"

Cientistas ao Palco na Noite dos Investigadores em Olhão

Sexta, 25 de Setembro de 2009 às 10:00

No próximo dia 25 de Setembro, Olhão recebe a Noite dos Investigadores 2009, um evento organizado localmente pelo Centro Regional para a Inovação do Algarve (CRIA) da UAlg e pela Natura Algarve. A iniciativa, que engloba o projecto Cientistas ao Palco, vai decorrer no Ria Shopping e é de entrada livre.

A Noite dos Investigadores acontece tradicionalmente em toda a Europa na 4.ª sexta-feira do mês de Setembro, que este ano coincide com o dia 25 de Setembro. O evento tem por meta estimular a reflexão, a discussão e o debate público sobre o quotidiano dos investigadores, o poder e as limitações do trabalho que desenvolvem, os sucessos e as frustrações, as decisões que têm de assumir e o impacto da ciência na sociedade.

É com este objectivo que todos os anos se organizam em vários países da Europa um conjunto de actividades dirigidas a pessoas de todas as idades e que colocam o público em contacto com os investigadores num ambiente não científico.

Mostrar ao público em geral o que é isso de se ser cientista através do teatro e das artes visuais é o que se prepara para fazer o Cientistas ao Palco, no dia 25 de Setembro.

Cientistas ao Palco é um dos projectos portugueses seleccionado pela Comissão Europeia para a Noite dos Investigadores deste ano. De Norte a Sul do país, em Lisboa, Porto Coimbra e Olhão os próprios cientistas vão subir ao palco para interpretarem várias performances produzidas para o evento.

Ao mesmo tempo das artes performativas, pessoas de todas as idades vão poder participar numa série de actividades interactivas de ciência. Do início da tarde até ao final da noite o público terá oportunidade de conhecer, experimentar, reflectir e debater a ciência e os seus actores principais: os cientistas.

Mais informações sobre a iniciativa disponíveis em http://cientistasaopalco.com/ e em http://cientistasaopalco.blogspot.com/

Fonte:

http://www.ualg.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=31616&Itemid=1483&lang=pt

Sem comentários: