domingo, 7 de fevereiro de 2010

Carnaval e Solidariedade



O Carnaval «civilizado» de Loulé surgiu, por iniciativa de um conjunto de importantes figuras louletanas, no ano de 1906, sob o tema da Paz, Amor e Carinho; tendo então gerado uma receita de 78$20.
O corso desenrola-se tradicionalmente, ao longo da principal artéria da cidade (Avenida José da Costa Mealha) e têm atraído ao longo dos anos muitos foliões, locais e forasteiros. São 104 anos de história, plena de recordações que atravessam gerações, e de mutações num sentido de um carnaval que apesar de ter mantido o espírito de catarse pagão, o tom de crítica social da sua génese mais remota; tem ganhado ao longo dos anos um cariz cada vez mais comercial.
À semelhança de iniciativa do ano anterior, o Carnaval recuperou o cariz social de outros tempos ("Bodo dos Pobres"). A Câmara de Loulé deliberou atribuir a receita proveniente da realização da edição de 2010 do Carnaval de Loulé à Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão.
Esta instituição sediada no Barranco do Velho tem desenvolvido um importante trabalho em prol de povoações e gentes marcadas pelas vicissitudes características da interioridade, (Salir e Ameixial). Actualmente, tem em curso um projecto «para a construção de um Lar para Idosos e Lar Residencial para Deficientes, equipamentos que surgem como uma extensão funcional de valências do Centro Comunitário de Nossa Senhora da Conceição» (1) .
O custo das entradas no corso do Carnaval louletano é de dois euros, mas o seu valor social, como vemos, é muito maior.
Convida-se o folião a participar da imensa alegria dos festejos dos dias carnavalescos e a simultaneamente, ajudar a proporcioná-la a outros durante todo o ano.
(1)«Receitas do Carnaval de Loulé 2010 revertem a favor da Instituição de Solidariedade Social da Serra». Disponível em: http://www.cm-loule.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=4327 [acedido a 7 de Fevereiro de 2010].

Para mais informações:
http://www.cm-loule.pt
http://www.canaldosul.com/noticias.php?id=2019
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval

Sem comentários: